16/12/2019 às 20:38 Juntas de Freguesia

Junta de Freguesia de TUIZELO

952
5min de leitura

TUIZELO

 situa-se na Zona Norte do Concelho de Vinhais e dista rodoviariamente cerca de 12 Km, a Norte de Vinhais. O acesso faz-se pela E.N.316, compreende as aldeias de Tuizelo, Salgueiros, Quadra, Nuzedo de Cima, Cabeça de Igreja, Revelhe, Cruz de Revelhe e Peleias.

O povoamento do território desta freguesia é muito anterior ao séc.XII pelo que apontam os vestígios de povos antigos na região (como fortificados castrejos, etc.). 

A Aldeia:

Padroeiro: Santo André;Eleitores: 562;Área: 34,8 Km2;Distância à Sede de Concelho: 12 kms;Actividades Económicas: Agricultura (centeio, batata, azeitona, aveia, trigo) pastorícia, construção civil restauração e pequeno comércio.Gastronomia: Fumeiro regional (Vinhais), folar;Movimento Associativo: Grupo Etnográfico de Tuizelo; Associação Caça e Pesca do Castelo Seixão. Existem duas zonas de caça: a Associativa (javali, coelho, lebre e perdiz) e a turística (veado e corso).locais de Interesse Turístico: Serra da Coroa, Rio Rabaçal (com praia fluvial), Ribeira do “Porto”, Parque Natural (inserido no Parque Natural do Montesinho).Flora: Castanheiro e carvalho.Anexas: Quadra, Salgueiros, Peleias, Nuzedo de Cima, Revelhe e Cabeça de Igreja.

Património Arquitectónico:Santuário Mariano de Nossa Senhora dos Remédios - Em Tuizelo.- Igreja Paroquialde Santo André - Situada em Tuizelo.- Igrejade S. Bartolomeu - Em Cabeça de Igreja.- Igreja de Nossa Senhora da Assunção - Na aldeia de Nuzedo.- Capela de Santo Cristo - Em Tuizelo- Capela de Santa Madalena - Em Tuizelo- Capela de S. Roque - Nas Peleias:- Capela de S. Lourenço - Nos Salgueiros- Capela de Santa Bárbara - Na aldeia de Revelhe- Capela de S. Tomé- Capela da Sagrada Família- Capela de S. Pedro - Na Quadra:FONTES:- Fonte da Senhora.Alminhas – Em Tuizelo na Quadra.Casas Senhoriais:- Casa dos Fidalgos - Na aldeia de Salgueiros. Encontra-se em ruínas.CoretoMoínhosde Água

Património CulturalGrupo Etnográfico de Tuizelo - Desenvolve actividades de carácter cultural e etnográfico: cantares dos Reis “Serra da Velha”, visita Pascal na freguesia, desfiles, desporto.

História

Freguesia do concelho de Vinhais, distrito e diocese de Bragança.Padroeiro – Santo André.Dista da sede do concelho 12 quilómetros.Havia nesta freguesia uma mina de ouro, denominada “Lomba Grande”.Da própria toponímia se nota que o povoamento do território desta freguesia é muitos superior ao século XII, com o que concordam os vestígios de povos assaz antigos na região (como fortificados, castrejos, etc).Antes da Nacionalidade, quando a toponímia e antroponímica local, em especial Tuizelo , surgiu esta região, devia incluir-se num dos dois grandes “Pagi” de Bregantia ou de Senabria, preferivelmente o primeiro, por estar mais vizinho das povoações actuais que os representam ou que perpetuam os seus nomes.Entre os mais expressivos e antigos topónimos locais figuram, pela sua importância histórica, Nuzedo, alusiva à vegetação terrena onde abundam nogueiras, corrobando na freguesia com o significado de Nuzedo.Quadra, talvez antroponímica, ser, pelo menos, susceptível de filiação germânica. Tuizelo que, apesar dos tratadistas o não mencionarem, deve ser o próprio nome pessoal de origem germânica “Teodicellus”. Apesar de mal compreendido sempre, trata-se de um nome histórico, que foi de um rei visigótico da Península.

No século XIII, parece tratar-se ainda de um “vilar” no termo da recém fortificada vila de Vinhais, cujo concelho parece ter dado parte a um cavaleiro-fidalgo “Aires Pais”, reinado de D. Sancho II, talvez para se livrar de maiores violências.No tempo de D. Afonso III, outro cavaleiro-fidalgo, Diogo Fernandes, faz Paço em Tuizelo e este cavaleiro e seus irmãos ameaçaram os “homens do Rei” locais, colonos da coroa, a fim de que repartissem com eles os seus prédios pela força.Quanto à cristianização, é natural crer-se na antiguidade pré-nacional da igreja de Santo André e na ermida de Santa Maria, que deu nome ao ribeiro que aqui passa.Esta ermida foi reconstituída nos meados do século XVI pelo povo e fidalgo, como Gonçalo de Morais Sarmento, talvez descendente da nobreza local medieval, da honra de Tuizelo.É de obra de dimensões relativamente bastas e dentro dela ficou uma fonte, cuja água o povo havia por santa (o que deve ser prolongamento de culto pagão que pode ter existido neste local e a que sucedeu o cristão). Na reedificação do século XVI, ficou sendo Santa Maria invocada por Nossa Senhora dos Remédios, talvez porque tinha fama de os dar a fonte “Santa” local.

O culto da virgem na península remonta já aos tempos apostólicos, em que Nossa Senhora , ainda viva, apareceu ao apóstolo S. Tiago que orava na margem do rio Ebro, em Saragoça. Vemos , portanto, que o culto da mãe de Deus, da Virgem Maria, foi introduzido na península, com a evangelização dos primeiros discípulos que espalharam a Boa Nova, percorrendo velhos caminhos e estradas romanas.Algumas informações toponímicas que andam misturadas com as outras localidades e foram recolhidas por Frei Agostinho de Santa Maria no “Santuário Mariano”, no primeiro quartel do século XVIII, relativamente ao Santuário de Nossa Senhora dos Remédios de Tuizelo.

Sabe-se que a Virgem, primitivamente, teve na Ribeira de Santa Maria a sua ermida. A “Corografia Portuguesa” de Carvalho da Costa, quando fala de Tuizelo diz “... Em uma ribeira deste lugar está uma Ermida de Nossa Senhora dos Remédios aonde se faz feira todos os sábados”.Isto mesmo é confirmado pela lenda, quando numa das aparições à pastorinha, em que assustada caía por terra, no lugar dos Pereiros, junto da Ribeira de Santa Maria, Nossa Senhora lhe diz: «Não tenhas medo, eu sou a Virgem dos Remédios!».A lenda vai espraiando-se e cumprindo-se a vontade da mãe de Deus, um novo templo é construído em honra de Nossa Senhora dos Remédios, pelo 3º quartel do século XVIII.Na verdade, ainda hoje, quase à beira da estrada, lá está a Capelinha do Santo Cristo, cuja festividade se celebra anualmente, no 1º Domingo de Maio.Quanto à igreja, ela foi do padroado dos Arcebispos de Braga, ficando para os de Miranda – Bragança, após a criação desta diocese.A mitra ainda no século XVIII apresentava o reitor de Tuizelo com 42 mil réis de renda, além do pé de altar.

(Textos de Maria Jacinta Fernandes Reis - Presidente da Junta de Freguesia)

FESTASFesta de Nossa Senhora dos Remédios - Realiza-se de 31 de Agosto a 8 de Setembro, em Tuizelo.No âmbito desta festa são realizadas “novenas”. No dia 7 de Setembro faz-se a procissão das velas.No dia oito faz-se o encerramento da festa com muito fogo de artifício.Festa de S. Bartolomeu - Comemora-se a 24 de Agosto, em Quadra.Festa de S. Bartolomeu - Com lugar também a 24 de Agosto, em Cabeça de Igreja.Festa de S. Lourenço - Tem lugar a 10 de Agosto, em Salgueiros.Festa de Nossa Senhora da Assunção - Realiza-se a 15 de Agosto, em Nuzedo de Cima.Festa de S. Roque - No dia 16 de Agosto, em Peleias.Festa de Santa Bárbara - Celebra-se no 1º Domingo de Agosto, em Revelhe.

Gastronomia

BRASÃO DE TUIZELO

16 Dez 2019

Junta de Freguesia de TUIZELO

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Quem viu também gostou de

10 de Jan de 2024

Junta de Freguesia de AGROCHÃO

10 de Jan de 2024

Junta de Freguesia de PAÇÓ

16 de Dez de 2019

Junta de Freguesia de VILAR DE ÓSSOS